Referindo-se aos logradouros existentes na cidade no último quarto
do século XIX, o escritor Raimundo Nonato em seu livro "Ruas, Caminhos da
Saudade" (Coleção Mossoroense, Vol 23, 1973) faz a seguinte alusão à Rua
do Rosário (atual Mário Negócio): "nos primeiros tempos foi simples
caminho que levava ao Porto de Santo Antônio, e por onde trafegavam carros de
bois, carregados de sal".
O Porto de Santo Antônio, comunidade situada na parte norte da
zona rural de Mossoró, a mais ou menos 6 km do centro, teve grande importância
para a cidade, tão logo esta passou a se constituir em entreposto de comércio
nessa confluência dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba,
suplantando municípios que a precederam no papel de centro regional, como a
própria Aracati-CE. Por aqui passavam até mercadorias vindas de Pernambuco. Por
volta de 1886, reporta o escritor martinense/mossoroense em sua obra citada,
Mossoró era a primeira praça da província e recebia do interior de quatro
províncias limítrofes vários produtos que exportava para diversas praças do
império e até para o estrangeiro "por baldeação". Praticamente toda
movimentação de mercadorias passava pelo Porto. E também o transporte de
pessoas. É a esse serviço que se refere ainda Raimundo Nonato quando nos fala
da carruagem de Seu Pompílio, veículo nos moldes daqueles que cortavam o velho
oeste americano, e que fazia ao preço 10 mil réis a lotação completa, até mais
de uma viagem por dia ao Porto, ponto final dos que vinham embarcados de Areia
Branca para Mossoró.
Em 1913, ainda de acordo com esses relatos históricos, o diretor
do Grupo Escolar 30 de Setembro, professor Eliseu Viana, vindo de Natal com sua
esposa dona Celina Viana foi recebido no Porto de Santo Antônio pelo
farmacêutico Jerônimo Rosado. Do local até à rua, viajaram tranqüilamente,
acomodados na mesa de um carro de boi. Antes, por volta de 1883, o Porto fora
também rota de fuga de escravos que ali chegavam levados por abolicionistas
mossoroenses e seguiam para o Ceará.
Mas o Porto de Santo Antônio e arredores não era só local de
passagem. Parte de algumas das mais antigas famílias de Mossoró ali viveram.
Até os primeiros anos da década de 60, era comum encontrar muitos desses
moradores, pelas manhãs, principalmente nos fins de semana, no deslocamento
para o mercado central da cidade e outros locais de abastecimento, em carroças,
montados em burros, cavalos, ou a pé. Passada a importância comercial,
principalmente a partir da implantação da estrada de ferro e a chegada dos
primeiros trens em 1915, o local continuou como referência para os que
demandavam à região das salinas e a Grossos. Ali, anos cinqüenta, ficava um dos
raros telefones da zona rural de Mossoró, com sua "discagem" a
manivela e duas pilhas Ray-o-Vac de quase um litro de volume provendo energia à
estrovenga. No meio do caminho a Igrejinha do Porto como um ícone, com suas
histórias e sua estrutura simples, lembrava a presença divina aos passantes
daquelas várzeas de tardes empoeiradas pelo vento nordeste, e aos moradores dos
sítios e povoados vizinhos, incluindo Passagem de Pedras, do outro lado do rio.
Em 1958, a grande seca levou o governo de Juscelino Kubitschek a
destinar os já conhecidos recursos de emergência para o nordeste e uma estrada
de piçarra foi construída ligando o Porto de Santo Antônio às Barrocas. Seus
operários eram pejorativamente chamados de cassacos. Esses trabalhadores
ganhavam bem pouco, mas por comentários ouvidos à época algumas pessoas melhor
relacionadas não tinham de que reclamar. É possível ainda hoje ver o que restou
dessa obra, menos por sua semelhança com uma rodovia e mais pelo barro
vermelho, cheio de pedrinhas, contrastando como a típica areia branca da
várzea. A Igreja, uma construção extremamente simples, está hoje praticamente
abandonada com o desaparecimento dos moradores mais antigos. A área ocupada
pela velha comunidade começa a abrigar pequenas e médias fazendas de criação de
camarão, o que tende a mudar mais ainda o perfil dos atuais habitantes nos
arredores.
FONTE O MOSSOROENSE, 03/10/2005, SABADO
Só existe essa foto do porto? coloca também o endereço de onde era!!!
ResponderExcluirMuito interessante !!